sábado, 27 de agosto de 2011

TEDxVer-o-Peso: Um bloco dedicado ao tema lutar

Foto: Marcelo Lelis

Após o intervalo do almoço oferecido pela organização do TEDx Ver-o-Peso para os participantes do evento, o bloco monopolizado por homens foi aberto com a apresentação de um vídeo do TED Talks em que a escritora e ativista Isabel Allende falou sobre mulheres, criatividade, a definição de feminismo e, claro, sobre paixão.




Foto: Marcelo Lelis

Mostrando imagens fortes e chocantes, o jornalista, doutor em Ciência Política, integrante da ONG Repórter Brasil e da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, Leonardo Sakamoto, com a experiência de quem já cobriu conflitos armados e desrespeito aos direitos humanos no Timor Leste, Angola, Paquistão e Brasil, falou sobre a dura realidade de quem acredita na ilusão de uma vida melhor para acabar preso, isolado, explorado e abandonado em algum confim do Brasil – sob a ganância, a tortura física e psicológica alheias. "Será que o esse fracasso é somente culpa dos outros?" questiona Sakamoto.

Foto: Marcelo Lelis

O Procurador da República do Ministério Público Federal do Pará Felício Pontes Junior lembrou da sua infância em Abaetetuba para justificar a razão pela qual abraça a causa das minorias com sensibilidade e inteligência, "a convivência com povos indígenas me fez quebrar muitos tabus e preconceitos", pontuou. Mostrou o profissionalismo e comprometimento com que luta pelos direitos dos povos da Amazônia. Acompanhou a vida e a morte de Dorothy Stang, atua em prol dos atingidos por Belo Monte – e por isso sofre perseguições políticas. Foi uma das apresentações mais emocioantes do TEDx Ver-o-Peso e o público o aplaudiu de pé ao fim de sua fala.

Foto: Marcelo Lelis

Um dos fundadores do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o pesquisador Beto Veríssimo falou sobre a Amazônia de 2020 e garante ser bem realista em suas afirmações otimistas. Desmatamento zero é possível, assim como aumento de produtividade com economia competitiva e floresta em pé. A transformação já pode ter começado e a cidade Paragominas, no Pará, é exemplo disso. "Cabe a nossa geração superar os paradigmas. Eu penso, sinto, vivo intensamente a Amazônia", conclui.

Pedro Markun vem discutindo uma nova forma de fazer política, que torna possível influenciar uma cidade de maneira aberta e sem usar terno e gravata. Sócio-diretor da Esfera e membro fundador da Transparência Hacker, é ativista pelos dados abertos e pela liberdade na rede. Criou o clone do Blog do Planalto (a diferença é que permite comentários) e o Jogo da Vida do Processo Legislativo. Trabalha na Casa de Cultura Digital com cerca de 60 pessoas que acreditam que a internet e as ferramentas digitais são instrumentos de empoderamento e autonomia do cidadão.

O bloco finalizou com a apresentação da cantora Daniella Alcarpe acompanhada pelo seu marido violonista Daniel.

O TEDxVer-o-Peso pode ser visto ao vivo pela internet. Acesse o link www.livestream.com/tedx. Siga também o Twitter @tedxveropeso para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário