sábado, 27 de agosto de 2011

TEDxVer-o-Peso: Observar foi o tema da segunda etapa de palestras

A segunda parte do TEDxVer-o-Peso começou com a exibição de um TED Talk da escritora Elizabeth Gilbert, autora do best-seller Comer, Rezar e Amar, que reflete sobre as coisas impossíveis que esperamos dos artistas e gênios -- e divide conosco a idéia radical de que, em vez dessas pessoas raras "serem" gênios, todos nós deveriamos "ter" um gênio. É um relato muito pessoal, bem humorado e surprendentemente emocionante.




Foto: Marcelo Lelis

Logo em seguinda o grafiteiro Mundano mostrou como a arte a arte é poderosa para melhorar o mundo em que vivemos. Há sete anos ele vem colorindo os muros cinzas das grandes cidades ao redor do mundo. O grafite que espalha por aí – inclusive em carrinhos de catadores de material reciclado – traz personagens e frases de efeito que despertam reflexões, influenciam pessoas e alteram hábitos em manifestações silenciosas e eficientes.

Foto: Marcelo Lelis

Na sequência, Lourenço Bustani, que é filho de diplomatas e passou grande parte de seus 31 anos fora do Brasil, falou no TEDxVer-o-Peso de sua experiência no exterior e as mudanças que essa vivência provocou em sua carreira. Formado em Relações Internacionais e em Business pela Universidade de Pensilvânia, trabalhou em banco e consultorias. Em 2004 voltou de vez para a pátria amada. Desencantado com a falta de ética no mercado e inspirado pelo budismo, fundou com Igor Botelho a Mandalah, uma empresa que desenha estratégias de inovação consciente. As equipes são multidisciplinares e habitam estruturas caseiras onde “sentir-se bem” é sinônimo de “trabalhar bem”.

Foto: Marcelo Lelis

A artista visual premiada, designer e produtora independente Roberta Carvalho dissertou sobre suas pesquisas e experimentações artísticas que a levaram para um caminho de interação entre tecnologia, gente e meio ambiente. Atualmente viaja pelo Brasil com o Projeto #Symbiosis, onde capta e projeta diversos olhares sobre aquilo que o homem entende por natureza.

Foto: Marcelo Lelis

Para abrir o apetite antes do intervalo para o almoço, a consultora empresarial com formação em Engenharia Civil Valnete Macedo e cozinheira eventual encerrou o bloco falando de comida. Já teve uma lanchonete com uma proposta de refeição saudável, mas achava que seu destino não era “atrás do fogão”. Seguiu outros caminhos e hoje, novamente, encontrou na cozinha um talento e uma maneira de trabalhar com prazer. Valnete explora a culinária com empreendedorismo e amor, inventando um jeito saudável de viver.

O TEDxVer-o-Peso pode ser visto ao vivo pela internet. Acesse o link www.livestream.com/tedx. Siga também o Twitter @tedxveropeso para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário