sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pedro Markun: “Novas maneiras de fazer política na rede”


Pedro Markun vem discutindo uma nova forma de fazer política, que torna possível influenciar uma cidade de maneira aberta e sem usar terno e gravata. Sócio-diretor da Esfera e membro fundador da Transparência Hacker, é ativista pelos dados abertos e pela liberdade na rede.

Criou o clone do Blog do Planalto e o Jogo da Vida do Processo Legislativo. Trabalha na Casa de Cultura Digital com cerca de 60 pessoas que acreditam que a internet e as ferramentas digitais são instrumentos de empoderamento e autonomia do cidadão.

Entrevista na Coluna da Esperança Bessa:
No Diário do Pará. Texto de Gabriela Azevedo


Pedro Markun é web ativista, conhecido como hacker do bem. Seu trabalho ficou conhecido em 2009 quado clonou o Blog do Planalto e causou um alvoroço no meio político. Com outros projetos na mesma linha, Pedro mostra o papel da internet e o poder das mídias digitais em promover transformações. Este será um dos Diferentes Jeitos de Viver apresentados no TEDxVer-o-Peso, 27 de agosto, no Sesc Boulevard, para cem pessoas selecionadas a vivencia a primeira experiência TEDx, em Belém.

O que te impulsionou a virar um ativista virtual? É mais eficaz que um ativista normal?

Assim fica parecendo que um 'ativista virtual', é anormal, não? Não acho que existam diferenças, não acho sequer que exista 'ativista digital'. São todas tecnologias possíveis de transformação. Sobre o que me move? Pra mim isso é natural, faz parte do meu jeito de ver a vida... pra mim o estranho é quem não vive isso, saca? Ando da minha casa até o meu trabalho e sou exposto a tantos problemas diferentes que é impossível deixar de notar.

Você já tem sites funcionando como o Blog do Planalto, o SOS Alagoas, o Livro Livre e o SAC SP. Já está pensando em novos projetos? Quais?

Estou sempre pensando e fazendo novos projetos. Nesse momento, boa parte da minha energia esta concentrada no Ônibus Hacker, um ônibus-lúdico-sonho que conseguimos adquirir graças ao apoio de mais de 450 pessoas espalhadas pelo Brasil. A idéia é rodar o Brasil com as 'invasões hackers', que é uma grande mobilização de pessoas das mais diversas áreas com foco em transformação social e troca de conhecimento. A idéia é criar células 'hacker' por todo o Brasil, juntando pessoas, tecnologias e saberes por uma sociedade melhor.


O TEDx Ver-o-peso vai falar de diferentes jeitos de viver. Você considera que vive de um jeito diferente?

Acho que sim. Pelo menos, eu vivo de um jeito diferente de muitas outras pessoas... apesar de a rede ter feito eu encontrar bastante gente que vive parecido comigo, que compartilha desse sonho. Eu nunca tive patrão, nunca tive emprego e não terminei a faculdade. Eu só trabalho com o que gosto, trabalho muito e faço dezenas de coisas simultaneamente.

O que você está planejando pra sua apresentação no TEDx? Qual a sua expectativa para o evento?

Vou falar um pouco sobre essa cultura hacker e como isso permeia tudo aquilo que fazemos. E como isso muda nossa posição no mundo e nosso espaço de diálogo. Eu sou fã do TED. Sou fã dos TEDx! Então estou curioso para ver essa dinâmica rolar, especialmente no Pará que é um lugar mágico que conheci no ano passado e fiz alguns grandes amigos. :)

Entrevista ao programa Cidadania da TV Senado:


O ativismo na rede mundial de computadores é tema do programa Cidadania exibido em 30 de maio de 2011. Durante a conversa, Pedro Markun falou sobre suas atividades, refutando a pecha de que o hacker seja um "pirata" invasor de sites. A entrevista está dividida nos 3 vídeos abaixo:




Siga Pedro Markun no Twitter

Para mais informações sobre o TEDxVer-o-Peso

Nenhum comentário:

Postar um comentário