sábado, 27 de agosto de 2011

TEDx Ver-o-Peso: primeiro bloco de palestras falou sobre o tema Sentir


Fotos: Marcelo Lélis

Chegou o dia que todos esperávamos! O TEDx Ver-o-Peso deu início à sua programação repleta de palestras transformadoras e ideias que merecem ser espalhadas. Pouco mais de cem pessoas participam do primeiro evento TEDx em Belém, realizado no auditório do SESC Boulevard.


O TEDx Ver-o-Peso está dividido em quatro blocos temáticos: sentir, observar, lutar e mudar. O primeiro bloco, sentir, foi aberto com a palestra do terapeuta Fábio Novo. Depois de trabalhar como executivo de marketing por 15 anos, ele decidiu trabalhar em vários projetos com foco na transformação da consciência individual e coletiva. Fábio abriu o TEDx propondo aos participantes uma dinâmica coletiva para encontrar harmonia e energia por meio da respiração. “A respiração é o caminho mais rápido para se conectar com a nossa consciência”, disse.


Em seguida foi a vez de uma pessoa que fez jus ao nome do evento: Beth Cheirosinha, vendedora de ervas do mercado do Ver-o-Peso, em Belém. Ela trabalha há 45 anos comercializando “remédios para o corpo e para a alma”, como banhos e essências que, diz a vendedora, funcionam para valer. Beth Cheirosinha falou ao público do TEDx por meio de um bate-papo com a host do evento, Karina Miotto, e contou um pouco da história da relação dela com o mercado. “Minha avó era erveira, minha mãe também. Quase tudo que sei da vida aprendi no Ver-o-Peso”, disse. Beth Cheirosinha arrancou risadas da platéia várias vezes, graças ao humor espirituoso típico das erveiras do Ver-o-Peso.


O terceiro palestrante do TEDx Ver-o-Peso foi o fotógrafo Adriano Gambarini. Geólogo de formação, Gambarini descobriu o gosto pela fotografia quase por acaso, durante pesquisas que fazia em cavernas. Numa dessas jornadas de trabalho, conheceu fotógrafos que lhe influenciaram a despertar o interesse. Gambarini agora viaja o mundo inteiro registrando imagens com um estilo próprio. “Sempre fotografei de uma maneira despretensiosa. Acho que isso se nota no meu trabalho. E fotografia é uma forma de conhecimento que merece ser compartilhada”, conta. Em quase 20 anos de carreira, Gambarini publicou fotos em várias revistas renomadas, entre elas a National Geographic. Além de registros da natureza, Gambarini costuma fazer imagens de pessoas em seus momentos de simplicidade e emoção. “A gente precisa de pouco para viver. A vida é simples, a felicidade é simples”, disse.

O primeiro bloco foi encerrado com o vídeo de uma emocionante TED Talk proferida em 2008, em Monterey, na Califórnia. A neuroanatomista Jill Bolte Taylor contou sobre sua experiência de ter um derrame cerebral depois de vários anos estudando os cérebros alheios. Confira o vídeo:


O TEDxVer-o-Peso pode ser visto ao vivo pela internet. Acesse o link www.livestream.com/tedx. Siga também o Twitter @tedxveropeso para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário