sábado, 27 de agosto de 2011

TEDx Ver-o-Peso encerra programação com palestras sobre mudar

O último bloco do TEDx Ver-o-Peso foi dedicado às palestras agrupadas com o tema "mudar". Quem abriu a etapa foi o arqueólogo Eduardo Góes Neves, que trabalha desde os anos 80 na região amazônica. Neves disse que a arqueologia é uma ciência que ajuda a desmistificar um pensamento que se tinha a respeito da Amazônia na época da abertura de fronteiras na região nos anos 70: "uma terra sem gente para gente sem terra". "As pesquisas arqueológicas mostram que a Amazônia sempre foi densamente ocupada", afirmou. Eduardo Góes Neves também apresentou exemplos de ações que tem comprometido sítios arqueológicos na região, como o crescimento urbano e as grandes obras energéticas. "Eu tenho medo de que essa marcha rumo ao futuro contribua com a destruição do nosso passado", declarou.

Em seguida, foi a vez do economista boliviano Juan Fernando Reyes. Ele mostrou uma iniciativa que é realizada no departamento de Pando, no norte da Bolívia, com o objetivo de garantir o cuidado da Amazônia por meio da conscientização das futuras gerações. O projeto se chama Bosque das Crianças e consiste na administração de uma área florestal pelos pequenos, que tomam decisões em conjunto para exercer o controle e garantir a preservação da natureza. Lá, também aprendem a conhecer plantas, animas e ecossistemas, além de manejar os recursos naturais. "Acredito que a construção de valores se dá na infância. Por isso, o projeto pode gerar bons frutos em longo prazo. Deixemos o curto prazo para os políticos", disse Reyes.

O evento prosseguiu com o vídeo de uma palestra proferida no TEDx Sudeste, em 2010, com Tiago Pereira, que falou sobre o projeto "Doe Palavras". A iniciativa tem o objetivo de ajudar pacientes com câncer com o envio de mensagens confortantes via site ou Twitter. Elas são reproduzidas em televisores de hospitais oncológicos. O vídeo com Tiago foi programado para substituir a presença do publicitário Guilherme Araújo, que não pôde comparecer ao TEDx Ver-o-Peso.



Em seguida, foi exibida uma TED Talk com Ric Elias, um dos passageiros do voo que aterrissou no rio Hudson, perto de Nova York, em 2009. Ele contou sobre os momentos que passou quando o avião desceu desgovernado e de que forma a experiência transformou a vida dele.



A última palestra do TEDx Ver-o-Peso foi da dançarina Bruna Cibely, do Arraial do Pavulagem, que falou sobre a cultura popular amazônica. Ela relatou iniciativas de trabalhos junto a comunidades com o objetivo de despertar o interesse pelas tradições culturais junto a jovens acostumados a consumir ritmos e referências de outras regiões. A surpresa da palestra ficou pela participação de integrantes do grupo do Boi Orube do Satélite, entre músicos e cantores. Ao final da apresentação, o público foi chamado para dançar na frente do palco. Uma apoteose que foi uma verdadeira celebração do folclore paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário