segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O que te incomoda em Belém?

Vista a partir do Rio Guamá: crescimento traz novos desafios para a capital do Pará / Foto: Peri Dias

* Por Peri Dias

Ao fim de uma disputa bem imprevisível, os moradores de Belém descobriram, em 28 de outubro, quem será o homem no comando do município, a partir de 2013. O candidato do PSDB, Zenaldo Coutinho, venceu seu adversário Edmilson Rodrigues, do PSOL, e conquistou o direito de governar a cidade pelos próximos quatro anos.

Como em outros municípios Brasil afora, a campanha pelo cargo de prefeito levantou discussões importantes sobre o futuro da cidade e sobre como seus moradores pretendem chegar lá. Passado o calor do combate, porém, os debates começam a esfriar, e a reflexão sobre o destino de Belém volta para a gaveta dos assuntos esquecidos.

Nós, do TEDx Ver-o-Peso, acreditamos que discutir os problemas da comunidade é o primeiro passo para renová-la, e como renovação é o tema do nosso evento em 2013, queremos dar uma forcinha para prolongar esse clima de reflexão sobre Belém.

Fizemos uma seleção das fotos tiradas pela nossa equipe nas ruas da cidade, para ilustrar alguns dos desafios que os belenenses enfrentam diariamente. Vamos postar uma imagem por dia, ao longo dessa semana, começando pelo post de amanhã, que retrata a desigualde de renda. As fotos são amadoras porque a graça é mesmo dar esse tom de flagrante do cidadão comum. São imagens que qualquer um poderia ter tirado no caminho para casa - e por isso mesmo, elas dizem tanto sobre a cidade.

Você pode participar enviando seus próprios registros dos desafios dos belenenses, além de dar sua opinião sobre como superá-los. Diga para todo mundo: o que te incomoda em Belém?

Um comentário:

  1. Muitas coisas me incomodam na cidade, infelizmente. Sou paraense e por isso mesmo eu gostaria de ver a terrinha linda, vibrante e crescendo de forma mais organizada. Bom, contrastando com o meu desejo, destaco um pouco da bagunça cultural do dia-a-dia:

    http://www.flickr.com/photos/quelcarvalho/8161487113/

    1. A cidade tem ônibus demais circulando no centro da cidade e isso acaba por tumultuar o trânsito com corredores enormes ou até filas triplas de coletivos ocupando todas as faixas.

    2. Falta de uma estrutura de parada de ônibus. A rua nas fotos acima é a Gaspar Viana em dois trechos, inclusive na esquina com a Doca de Souza Franco, e em nenhuma das duas paradas tem estrutura física pra abrigar as pessoas ou determinar a parada. A aglomeração de pessoas é que mostra que ali é um ponto.

    3. Os motoristas não são treinados ou não tem a consciência de que são prestadores de serviço público e como tal devem respeito aos seus usuários. Tem motorista que parece apostar corrida, tem que pare pra tomar mingau, água de côco ou um chop (laranjinha, geladinho..).

    4. Lixo na rua. Precisa comentar? Sério problema cultural da nossa cidade querida.

    5. Respeito! Não só exigir, mas respeitar. Tirando o foco do próprio umbigo e pensando de forma coletiva, nossa cidade tem muito o que ganhar, o que avançar. Exija seus direitos e que respeitem o que é de todos, pois o que é público é meu, mas também é seu.

    ResponderExcluir