terça-feira, 12 de julho de 2011

Maratona TED Global - Dia 1

Por Karina Miotto
Host do TEDxVer-o-Peso


Olá a todos,

Neste exato momento escrevo da Escócia, da cidade Edimburgo, local que recebe o TED Global 2011, a maior conferencia de eventos TED. A grande matriz.


Cheguei aqui há 4 dias. Rotina apertada durante os três primeiros dias, muitas coisas na agenda e muitos encontros e treinamentos com organizadores de TEDx de varias partes do mundo. Somos 160 no total e tivemos 4 dias de intensa convivência.


O objetivo é estudar novas formas de organizar melhor TEDx em todo o mundo. Como fazemos isso, por onde começamos, de quais ferramentas dispomos?

Assistimos ótimas apresentações de TEDxsters de outras partes do globo e estou muito feliz em ter conhecido tantas experiências legais - como o TEDx que aconteceu na base do Everest, ou as fotografias gigantes em preto e branco espalhadas pelo TEDx que aconteceu em Portugal, ou ate mesmo o sucesso do TEDx na Tunísia, colaborando de forma efetiva pra diminuir conflitos sociais, aumentando exponencialmente a união de muitos de seus cidadãos em prol de ideias que merecem ser espalhadas.


Aos poucos, muda-se a realidade de regiões, países e do mundo. Este e realmente um movimento lindo e com altíssimo potencial de provocar mudanças positivas, necessárias.

Hoje foi o primeiro oficial do evento. Nos aguardam mais de 70 palestrantes em 4 dias de palestras e atividades extras que incluem passeios, corridas em grupo pela cidade, programação turística, eventos TED paralelos como TED University, onde quem fala no palco é quem foi selecionado para estar aqui, ou então um brainstorming sobre o TEDxChange cujo host é Bill Gates.

São 700 pessoas de varias partes do mundo interessadas em conhecer outras pessoas e, estando aqui, parto do principio que no mínimo o participante tem que ser muito interessante. A rotina começa 7h30 da manha e vai ate a hora que você quiser. Anoitece la pelas 11 da noite e as atividades são inúmeras e intensas.

Conversando com as pessoas, fica claro que o TEDxVer-o-Peso passa a contar com muitos fãs de outras partes do mundo. Realizar um evento TEDx na Amazônia é algo realmente muito bom, positivo, necessário.

Acompanhe neste blog e em nosso twitter as novidades sobre o que tem acontecido no TED Global 2011, cujo tema (muito apropriado) é "Coisas da vida". Quantos temas cabem dentro deste tema? Nas duas primeiras seções, ouvimos um cientista politico, um biólogo, uma documentarista, cantora de ópera, cientista. Muita diversidade.

Fiquem ligados e vamos em frente.

Um abraço,

Karina

Um comentário:

  1. Karina, A equipe do TEDxVer-o-Peso aqui no Brasil está acompanhando você e mandando ainda mais energias positivas para esse grande encontro! É disso que precisamos, um movimento para esplhar BOAS ideias e engajar a ação!Bjs, Paula

    ResponderExcluir