segunda-feira, 4 de julho de 2011

Último dia para inscrição no TEDx Ver-o-Peso

Por que você merece participar de um evento TEDx? É com esta pergunta que encerram hoje as inscrições para quem quer participar do TEDxVer-o-Peso, primeiro evento com selo TEDx no Estado. Entre os inscritos, apenas cem vão poder conferir de perto a programação que acontece no dia 27 de agosto, em Belém, no SESC Boulevard. Será um dia de palestras, as chamadas TEDtalks, com convidados que apresentam “diferentes jeitos de viver”, tema do evento. Como o projeto do publicitário mineiro Guilherme Araújo, que criou o “Doe palavras” para transmitir mensagens de solidariedade a pacientes com câncer, pelo twitter. Vai ter também uma palestra com o grafiteiro Mundano, que dá cor aos muros cinza da cidade de São Paulo.

Quem participar ainda vai poder ouvir a experiência do jornalista Leonardo Sakamoto, que escreve para o portal UOL e através do seu texto trava uma guerra contra o trabalho escravo no país. Entre os paraenses está a palestra do Procurador do Ministério Público Federal, Felício Pontes Júnior, que luta nos tribunais contra a violência no campo. O fotógrafo Adriano Gambarini vai mostrar o que suas lentes já captaram ao redor do mundo e o arqueólogo, Eduardo Goes Neves vai contar os desafios para se tornar um dos maiores pesquisadores da Amazônia. Essas e outras palestras vão somar 15 boas ideias de palestrantes para o TEDx paraense.

Além dos cem selecionados, o mundo inteiro vai poder assistir o que foi dito no auditório do SESC Boulevard. Todos os TEDtalks ficam disponíveis no site do TEDx para visualizações ao vivo e ainda após o término do evento. Um exemplo é a repercussão da palestra do agricultor paraense José Cláudio Ribeiro, que figura entre os vídeos mais vistos de um TEDx desde que ele participou do TEDxAmazônia. José Cláudio disse ao mundo que sofria ameaças por defender uma reserva destinada ao trabalho dos coletores de castanha-do-pará. Seu testemunho foi confirmado no dia 24 de maio, quando foi alvejado ao lado de sua esposa Maria do Espírito Santo, em Ipixúna. Sua história e seu relato podem virar filme.

Em Belém, quem participar da programação vai ter a oportunidade de conversar, interagir e trocar experiências com os palestrantes. “O intuito é que aconteçam trocas de experiências entre palestrantes e participantes, para que juntos possam promover soluções por meio da tecnologia, entretenimento, design, ciência, humanidades, negócios, desenvolvimento. Ainda vamos ter longos intervalos para estimular as conversas, para que redes sejam criadas e tornem o TEDxVer-o-Peso o mais produtivo possível”, disse Priscilla Santos, uma das realizadoras do evento em Belém.

Algumas redes de relação já estão sendo geradas no TEDxVer-o-Peso, antes de acontecer. Caso do Mundano, que junto com o coletivo de grafite paraense Cosp Tinta, vai fazer uma intervenção grafiteira em Belém. Ao chegar à cidade para o TEDx, Mundano promete colorir o espaço do bairro e dar bons exemplos aos moradores do bairro. Para a organizadora licenciada TED Glocal, Karina Miotto, este é o principal objetivo de um evento independente TEDx. “Um TEDx significa oportunidade de ouvir excelentes ideias e encontrar pessoas que queiram a mesma coisa para que, juntas, melhorar o que já é bom e encontrar soluções ao que precisa de solução”, conta.

Sobre o TED e o TEDx-Ver-o-Peso

O TED é um evento anual que reúne alguns dos maiores pensadores, empreendedores, artistas e ativistas do mundo para compartilhar ideias que fazem a diferença em várias disciplinas -- tecnologia, entretenimento, design, ciência, humanidades, negócios, desenvolvimento. As palestras da conferência TED, chamadas "TEDTalks", são posteriormente disponibilizadas para visualização gratuita no site TED.com

O TED começou em 1984 como um ponto de encontro entre empreendedores e líderes das áreas de Tecnologia, Entretenimento e Design. Vinte e seis anos depois, TED se transformou em um elo para a comunidade global de pessoas que acreditam no poder de ideias que merecem ser espalhadas. A página na internet TED.com atualmente tem uma biblioteca com mais de 600 palestras incríveis de tão alta qualidade que o site virou padrão para inovação em narrativas digitais.

Sob o lema "ideias que merecem ser espalhadas", o TED criou o TEDx, um programa de eventos locais, auto-organizados, que reúne pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED. O nome de nosso evento é TEDxVer-o-Peso. O “x” quer dizer que é organizado de forma independente sob a licença TED. Em um evento TEDx combinam-se vídeos TEDTalks e palestrantes ao vivo para estimular discussões e conexões. Toda semana, acontecem vários eventos TEDx em diversas cidades do mundo. O TEDxVer-o-Peso não é organizado pelo TED Conferences, mas opera com uma licença TED. O evento é organizado de forma independente por voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário