quarta-feira, 13 de julho de 2011

TEDxVer-o-Peso convoca selecionados

Cem inscritos no TEDxVer-o-Peso (TEDxVoP) recebem hoje, por e-mail, a confirmação para participar do primeiro TEDx paraense. As inscrições encerraram no no dia 4 de julho com o total de 300 pessoas interessadas em participar, no dia 27 de agosto, em Belém, no SESC Boulevard, e assistir de perto as palestras chamadas TEDtalks. Além de Belém, pessoas do interior do Pará, da Região Amazônica, dos Estados de Pernambuco, Maranhão, Ceará, Brasília, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná também concorrem a uma vaga no TEDxVoP. Os candidatos selecionados na primeira chamada vão ter três dias para confirmar a participação no evento por e-mail. No dia 17 de julho, quem não confirmar presença começa a ser substituído pela lista de segunda chamada.

O TEDx paraense vai contar com 17 palestrantes, que vão falar sobre suas ideias transformadoras e Diferentes Jeitos de Viver, tema do evento. Na lista dos palestrantes confirmados está o jornalista Leonardo Sakamoto; o Procurador da República Felício Pontes; o publicitário Guilherme Araújo; o web-ativista Pedro Markun; o grafiteiro Mundano; o fotógrafo Adriano Gambarini; o arqueólogo Eduardo Góes Neves; a erveira Beth Cheirosinha; o consultor de sustentabilidade Lourenço Bustani; a dançarina do Arraial do Pavulagem Bruna Cibely; os programadores Hitoshi Yanaguibashi e José Ribeiro filho; o cantor Helinho; o ambientalista Beto Veríssimo, a chef Valnete Macedo e a designer Roberta Carvalho.

A interdisciplinaridade de atuação dos palestrantes tem pluralidade de pessoas da plateia como companhia. Para isso a curadoria do TEDx buscou entre o perfil dos inscritos um público diverso. “Um evento TEDx é uma experiência global. Não podemos nos restringir a apenas pessoas daqui, senão fica algo local. É importante que as ideias surgidas sejam resultado do contato de palestrantes com os ouvintes, por isso, os participantes foram selecionados. O selecionado “tem que ter a mente aberta e potencial para propagar seus ideais e saber receber novas ideias", disse Priscilla Santos, uma das integrantes da equipe organizadora do evento.

“Apesar de TED significar: Tecnologia, Entretenimento e Design, há muito tempo estas redes foram ampliadas para outras áreas”, afirmou Priscilla. Nesta primeira edição do TEDxVoP se inscreveram designers, pessoas que atuam na área da tecnologia, comunicação, ciências humanas, educadores, empresários, funcionários públicos, arquitetos, donas de casa.
A idade também não impôs barreiras. Para se ter uma ideia, dez pessoas inscritas têm menos de 18 anos e cerca de 20 pessoas têm mais de 50 anos de idade. A interação dos palestrantes com o público presente vai ficar por conta dos longos intervalos previstos na programação do evento. A organização do TEDxVer-o-Peso conseguiu alcançar pessoas de diversas profissões e áreas de atuação.

Segunda chamada

E quem não receber a confirmação nesta quarta-feira não perca as esperanças: “passagens aéreas com preço elevado; viagens marcadas para o período do TEDx ou outros impedimentos podem levar a uma desistência e abrir mais vagas. Por isso, é importante que quem não puder participar tenha a consciência de que pode dar a vaga para outro inscrito”, disse Priscilla.

Para quem não puder participar do TEDxVer-o-Peso, todas as palestras vão ser transmitidas ao vivo pela página do evento. No término desta edição as TEDtalks ocorridas aqui ainda vão estar disponíveis na internet. E quem quiser ingressar no mundo TED também pode se inscrever para os mais de 20 eventos TEDx que vão acontecer no país até o fim deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário