sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Imagens que renovam de todo o Brasil

Do sonho de Ramon Reis Souza...
... à representação do agir de Viviane Kao

Por Christiane Kokubo

Gosto de sentir a foto antes de mais nada. Se me emociona, se me transporta para algum lugar, é sempre o principal para mim. Obviamente, num segundo momento eu posso pensar como fotógrafo e analisar com alguns critérios técnicos. O que me chamou atenção em algumas fotos é que eu parei no "primeiro momento". Havia algo tão poético em algumas imagens que fiquei apenas na esfera sensorial.

Adriano Gambarini, além de mestre das imagens, deu esse depoimento comovente quando perguntei sobre o que tinha achado das fotos que recebemos para o nosso concurso “Imagens que Renovam”. Como versos e estrofes, muitas fotografias poderiam, sim, ser vistas como parte de uma grande poesia. Poesia que dá vontade de imprimir bem grande no papel e colocar na parede, pra apreciar todos os dias. Poesia que nos faz dar asas poderosas à imaginação.

Dá gosto saber que o concurso vai resultar em uma exposição no Sesc Boulevard no dia 23 de março. Para todo mundo presente no TEDxVer-o-Peso prestigiar e ver o que é, na visão dos fotógrafos participantes escolhidos, o melhor exemplo de agir, mobilizar, carinho, surpresa e sonho, as palavras-tema do concurso. “É muito gratificante ver um trabalho lindo de várias pessoas em prol de um único objetivo: pensar em um mundo diferente”, disse Rafael Araújo, fotógrafo e integrante do time que cuidou do concurso.

Recebemos 70 inscritos das cinco regiões do Brasil. Fotos vindas de oito estados, além daquelas que não identificaram sua origem, chegaram para nos surpreender, alegrar e fazer viajar. A pré-seleção, feita pela equipe do TEDxVer-o-Peso, durou quase duas horas de conversas, muitos e-mails e mensagens trocadas. Gambarini e Alexandre Sequeira, nossos curadores, receberam 50 fotos, para escolher 5 cada um. Uma árdua missão. Nessas horas, o difícil não é decidir o que vai entrar, mas sim, quais ficarão de fora, tamanha a beleza das imagens inscritas.

“Foi maravilhoso saber que tivemos inscrições de todos os cantos do Brasil. Nosso concurso foi além das expectativas e as fotos, uma mais inspiradora que a outra. Todas são vencedoras, porque retratam a essência do concurso, foram renovadoras no conceito e na visão de cada inscrito. O TEDxVer-o-Peso está se consolidado como conector entre pessoas e atitudes inspiradoras e renovadoras, e o concurso foi a prova disso, de que conseguimos atingir um bom público e ainda trazê-lo ao conceito e ao tema do evento”, acredita Analu Espada, organizadora do TEDxVer-o-Peso.

Assim como Karina Miotto, co-organizadora do evento e responsável pelo concurso, ela ficou surpresa com as imagens recebidas. "Quando vi as fotos, fiquei feliz, animada e sensibilizada ao ver o cuidado com que foram feitas. Senti imenso carinho pelos participantes. Eles conseguiram muito bem unir imagens às palavras que propusemos. Da próxima vez, esperamos que mais pessoas participem - afinal, não é todo dia que um concurso de fotografia une um evento TEDx a uma exposição no Sesc, com a curadoria de dois grandes nomes da fotografia brasileira”, declarou Karina.

É com muita gratidão que finalizamos o concurso e anunciamos, hoje, 1o de fevereiro de 2013, as 10 fotos escolhidas! Todas são vencedoras, mas duas se destacaram e vão dar um lugar na plateia para os felizardos fotógrafos que as enviaram – e esta é nossa surpresa para você. Como lembra Gambarini, “escolhemos duas e justamente são as que estão nas categorias “sonho” e “ação”: complementares e têm tudo a ver com o tema do evento”. Confira no nosso site as dez imagens que renovam!

No dia 23 de março, estarão prontinhas para dar as caras e atingir o coração dos participantes no SESC Boulevard. Quer tentar um lugar na plateia? As inscrições, gratuitas, começam hoje e vão até o dia 22 de deste mês, também no nosso site. E se você não puder vir a Belém, não se preocupe. Haverá transmissão ao vivo pela internet! Não perca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário