quinta-feira, 5 de abril de 2012

Saldo positivo do TEDxVer-o-PesoChange

Karina Miotto e Analu Xirra, do TEDxVer-o-PesoChange. 
Crédito: Luiza Cavalcante

Galera,
Devemos dizer que estamos muito felizes com os resultados do TEDxVer-o-PesoChange e em ter podido retransmitir as ideias desse evento extraordinário que foi o TEDxChange. O time do TEDxVer-o-Peso também gostaria muito de agradecer ao time dos demais TEDx, foram 12 no total, todos unidos numa única transmissão por todo o Brasil.

Queremos compartilhar que, após o término do TEDxChange, nossa audiência e nós, organizadoras do evento aqui em Belém, nos reunimos para discutir como adaptar o que foi falado lá em Berlim, para a realidade local. Então lançamos quatro perguntas:

1. Como a gente pode pensar em projetos e ideias que levem o básico - como lavar as mãos depois de ir ao banheiro - a comunidades rurais e pessoas menos favorecidas?

2. Vozes das mulheres. A voz das amazônidas é ouvida? A voz das brasileiras é ouvida?

3. Contracepção - Sabemos que muitos têm 10, 12 filhos na região. Isso é saudável? É bom para essas pessoas e para o planeta? Todos esses filhos têm crescido com seus direitos básicos respeitados? Como podemos levar essa discussão às regiões mais pobres de Belém?

4. O que podemos fazer para promover energias alternativas e sustentáveis na Amazônia?

Acreditamos que qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode adaptar essas mesmas questões à sua região em particular, do Nepal ao Estados Unidos. Do Brasil à Dinamarca. Do Butão à Tailândia. As vozes das mulheres precisam ser cada vez mais ouvidas e respeitadas. A humanidade toda precisa ter acesso ao básico.
Métodos contraceptivos não podem ser um tabu pois só vale a pena ter filhos quando podemos oferecer o básico a eles. O mundo precisa de energias renováveis para continuar a se renovar, de maneira sustentável.
Isso tudo é um fato. E merece ser discutido.

Boas reflexões pra todos nós e até o próximo evento do TEDxVer-o-Peso!
Beijos, abraços e vibrações positivas!
Karina Miotto, Analu Xirra e Larissa Stoner

Veja fotos do nosso evento clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário