terça-feira, 6 de novembro de 2012

De tirar o sono

Homem dorme na calçada da Travessa Padre Eutíquio, em frente a uma loja de colchões / Foto: Peri Dias

* Por Peri Dias

Dentro da loja de colchões da Travessa Padre Eutíquio, em um bairro valorizado de Belém, clientes experimentam os modelos mais confortáveis, em busca do companheiro ideal para um sono confortável. Do lado de fora, um homem jovem está deitado na calçada, tentando dormir em meio ao barulho dos carros e ao calor da tarde belenense.

Ironia do Capitalismo, produzimos bens da melhor qualidade, mas só alguns podem comprar. Quem não pode, se vira com o que tem: o asfalto, a fumaça, a intimidade devassada.

A pobreza tem diversas caras e não se manifesta só em cenas assim, de gente dormindo pelas ruas, mas quando ela aparece tão escancarada, não temos saída, senão refletir se esse é o país que queremos. E em Belém, essas cenas estão por toda parte.

O que uma imagem como essa desperta em você? E o que Belém pode fazer para melhorar a vida da sua população mais pobre?

Dê sua opinião aqui no blog ou no Facebook do TEDx Ver-o-Peso. É hora de falarmos dos nossos desafios!





2 comentários:

  1. Ontem parei para conversar com um senhor de 83 anos que sempre fica na calçada em frente ao supermercado Líder da Padre Eutiquio, pertinho desse rapaz da foto. Eu perguntei a ele pq ficar todos os dias ali, mendigando se ele tem direito a aposentadoria. A resposta foi que com o que ganha, não consegue se sustentar. Fico mto triste ao saber quem um idoso está ali, naquela situação, enquanto deveria estar gozando sua velhice de forma mais humano... o mesmo para esses jovens que não tem ou não buscam oportunidades de ter condições minimas para viverem.

    ResponderExcluir
  2. Sera que os incomodos são os mesmo para todos? Seus textos são minha voz!!! Valeu Peri!!

    ResponderExcluir