quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O que é ser host de um TEDx?


Hoje fiquei com vontade de dividir com você o que é ser host de um evento TEDx.
Quando penso nisso, muitas coisas ao mesmo tempo vêm até minha cabeça. Sabe por que? Porque aceitar este desafio é como abraçar uma missão. Nunca engravidei, mas eu compararia isso a engravidar e nutrir este filho até o parto, até ele nascer, até virar luz e seguir pela vida multiplicando coisas boas.
É uma tarefa da qual você não pode dizer "cansei de brincar, vou parar". Ao pedir a licença para o TED para fazer um evento TEDx, você se compromete com a comunidade internacional do TED; com outros TEDxsters pelo mundo; com pessoas da sua região que já começam a se preparar para poder participar do seu evento, que pensam com carinho na inscrição, que compram passagens aéreas com antecedência para ir ao TEDx que você encabeça. É muita responsabilidade assumida perante si mesmo, perante os outros e a vida. Quem é ou já foi host de um TEDx entende muito bem o que estou dizendo.
Como host do TEDxVer-o-Peso aprendi e ainda tenho aprendido muitas coisas. A importância de saber falar e ouvir, do trabalho em equipe, da harmonia. Nosso time passou por vários momentos, dos péssimos aos incríveis e fico feliz em termos conseguido fazer um evento tão bacana e memorável, mesmo depois de tantos processos e esforço.
Esforço esse reconhecido internacionalmente, recebemos elogios do TED antes e após o TEDxVer-o-Peso. As mensagens dos participantes tanto via mídias sociais quanto via o formulário que enviamos são de encher os olhos d´água, de fazer aparecer aquele sorriso, de respirar fundo com contentamento. Deu certo, fizemos, foi lindo.
E em meio a todos estes processos, o host é a única pessoa que mantém conexão direta com todos: TED, time, público, imprensa, outros organizadores de TEDx. É uma oportunidade gigante de aprendizado, algo que te ensina além do que você poderia sequer imaginar. Fora as pessoas maravilhosas que aparecem pelo caminho...
Resumindo, ser host de um evento TEDx é abraçar uma grande responsabilidade, é carregar um belo peso nas costas mas, calma, ainda não terminei, é também conhecer gente e fazer as pessoas felizes, é ter certeza absoluta que você abraçou voluntariamente uma causa que sim, fato, tem atuado de forma aberta e democrática pela transformação do mundo em um lugar melhor para todos. É ter a certeza de ter encabeçado um evento que espalhou muita semente.
Um dia eu olhei para o céu e pedi a Deus um caminho pelo qual eu pudesse "espalhar sementes". Não queria ter que sair deste mundo e voltar para o lado de lá sem deixar minhas pegadas. Foi quando, lá na Escócia, enquanto caminhava por um parque belíssimo com o Thiago Belotti, host do TEDxCidadeJardim, de Belo Horizonte, me dei conta de que eu estava envolvida até o talo em um movimento que era exatamente o que eu havia pedido ao universo, anos atrás. O Thiago e eu começamos a rir, porque ele também havia pedido a mesma coisa.
Enfim, entrei neste mundo TEDx pra ficar. Onde vai dar eu não sei. Só sei que dá trabalho e que é lindo, muito lindo.
Karina Miotto
Orgulhosamente host do TEDxVer-o-Peso

ps1. Foto de Marcelo Lelis
ps2. Mais uma vez, sou grata ao time que encarou este sonho junto comigo
ps3. se você quiser ser host de um evento TEDx, leia as regras e peça a licença por meio do site http://www.ted.com/tedx